Mais de 80 anos de experiência

Facilitamos conexões estratégicas e o desenvolvimento de negócios entre Argentina e Brasil, promovendo o comércio bilateral com isenção e independência.

Conectando Brasil e Argentina Desde 1943

A Câmara de Comércio Argentino-Brasileira de São Paulo, fundada em 20 de dezembro de 1943, é uma instituição independente que atua como espaço de diálogo e solução de desafios entre os setores empresariais dos dois países.

Com a missão de ser o elo comercial entre Brasil e Argentina, a Câmara identifica entraves, propõe soluções e as encaminha às instâncias diplomáticas, governamentais e empresariais competentes. Seu trabalho promove o desenvolvimento de negócios com base nos princípios de ética, transparência e liberdade de comércio — valores estabelecidos por seus fundadores e que seguem norteando sua atuação.

Reunindo entre seus associados empresas de destaque e representatividade no comércio bilateral, a Câmara oferece uma gama de serviços em constante evolução, sempre alinhados às demandas do mercado. Mantém atuação firme e independente na defesa de seus princípios e dos interesses dos membros que representa.

A presença da sua empresa nesse ambiente de cooperação e oportunidades será muito bem-vinda. Associe-se e fortaleça suas relações comerciais no eixo Brasil–Argentina, ao lado de parceiros estratégicos comprometidos com crescimento sustentável e inovação.

Câmara de Comércio Argentino-Brasileira de São Paulo (CAMARBRA)

A Câmara de Comércio Argentino-Brasileira de São Paulo é uma entidade privada, sem fins lucrativos, apartidária e apolítica, que há mais de 80 anos apoia empresários, empreendedores e empresas no desenvolvimento e na ampliação de suas relações bilaterais.

A CAMARBRA cumpre seu propósito por meio de diversas iniciativas, incluindo mentoria, assessoria, disseminação de conhecimentos e experiências, conexões estratégicas e desenvolvimento de parcerias. Além disso, a Câmara tem se dedicado ao aprofundamento de análises sobre temas específicos relacionados ao comércio entre os dois países, buscando soluções concretas para entraves que possam afetar ou limitar as relações bilaterais. A entidade também conta com um Centro de Conciliação, Mediação e Arbitragem, composto por profissionais de destaque e ampla experiência nessas áreas.

As atividades da CAMARBRA são impulsionadas pela participação ativa dos membros de seus conselhos consultivos e de sua diretoria — empresários e executivos de diversos setores, com atuação relevante no ambiente privado, público e em organizações da sociedade civil. A essas competências somam-se ainda representantes da academia e de outras instituições do ecossistema empresarial.

Ao longo de mais de oito décadas de atuação ininterrupta, a CAMARBRA desempenhou um papel fundamental em iniciativas estratégicas para a relação bilateral, entre as quais se destacam:
i) participação na implementação das práticas estabelecidas pelo Mercosul;
ii) contribuição para a criação do Sistema de Pagamentos em Moeda Local (SML);
iii) debates sobre integração energética;
iv) apresentação de propostas para a solução de barreiras para-tarifárias e questões relativas a tributação de serviços;
v) apoio à expansão da rede de câmaras de comércio e entidades empresariais argentinas em outros estados brasileiros;
vi) estudos para aprimoramento das regras de origem;
vii) mentoria a empreendedores e empresários em suas jornadas de internacionalização;
viii) fortalecimento dos ecossistemas de tecnologia e empreendedorismo;
ix) organização de diversas rodadas de negócios;
x) resolução de conflitos relevantes por meio do seu Centro de Conciliação, Mediação e Arbitragem.
A CAMARBRA mantém-se hoje firmemente comprometida com os valores que a trouxeram até aqui: atuar de forma isenta, independente e profissional, a partir do setor privado, em prol de uma integração cada vez maior e mais qualificada entre Brasil e Argentina. Estamos convencidos de que essa integração continuará gerando desenvolvimento, competitividade e benefícios concretos para ambos os países e suas populações.

Câmara de Comércio Argentino-Brasileira de São Paulo
Câmara de Comércio Argentino-Brasileira de São Paulo
Cámara de Comercio Argentino-Brasileña de São Paulo (CAMARBRA)

La Cámara de Comercio Argentino-Brasileña de São Paulo es una entidad privada, sin fines de lucro, apartidaria y apolítica, que desde hace más de 80 años acompaña a empresarios, emprendedores y compañías en el desarrollo y la ampliación de sus vínculos bilaterales.

La CAMARBRA cumple su propósito a través de diversas iniciativas, tales como mentoría, asesoramiento, difusión de conocimientos y experiencias, generación de conexiones estratégicas y desarrollo de alianzas. Además, la Cámara se ha dedicado al análisis profundo de temas específicos vinculados al comercio entre ambos países, buscando soluciones concretas para los obstáculos que puedan afectar o limitar la relación bilateral. La entidad también cuenta con un Centro de Conciliación, Mediación y Arbitraje, integrado por profesionales de reconocida trayectoria y amplia experiencia en estas disciplinas.

Las actividades de la CAMARBRA se basan en la participación activa de los miembros de su consejo consultivo y de su directorio — empresarios y ejecutivos de diversos sectores, con actuación destacada en los ámbitos privado y público, así como en organizaciones de la sociedad civil — a los que se suman representantes del ámbito académico y de otras instituciones del ecosistema empresarial.
A lo largo de más de ocho décadas de actividad ininterrumpida, la CAMARBRA ha desempeñado un rol fundamental en iniciativas estratégicas para la relación bilateral, entre las que se destacan:
i) su participación en la implementación de prácticas establecidas por el Mercosur;
ii) su contribución a la creación del Sistema de Pagos en Moneda Local (SML);
iii) los debates sobre integración energética;
iv) la presentación de propuestas para la solución de barreras para-arancelarias y cuestiones relacionadas con tributos sobre servicios;
v) el apoyo a la expansión de la red de cámaras de comercio y entidades empresariales argentinas en otros estados de Brasil;
vi) estudios para el perfeccionamiento de las reglas de origen;
vii) mentoría a emprendedores y empresarios en sus procesos de internacionalización;
viii) fortalecimiento de los ecosistemas de tecnología y emprendimiento;
ix) organización de múltiples rondas de negocios;
x) resolución de conflictos relevantes a través de su Centro de Conciliación, Mediación y Arbitraje.
Hoy, la CAMARBRA mantiene un firme compromiso con los valores que la han guiado desde su creación: actuar de manera independiente, imparcial y profesional desde el sector privado, promoviendo una integración cada vez mayor y más eficiente entre Brasil y Argentina. Estamos convencidos de que esta integración seguirá generando desarrollo, competitividad y beneficios concretos para ambos países y para sus poblaciones.

Governança

A governança da Câmara de Comércio Argentino-Brasileira de São Paulo é exercida com base em princípios de legalidade, transparência, isenção e responsabilidade institucional. Define como a entidade é conduzida, supervisionada e representada, regulando as relações entre os associados, a Diretoria, o Conselho Consultivo e demais partes interessadas.
Sua estrutura organizacional é composta por uma Diretoria Executiva, responsável pela gestão estratégica e operacional, e por um Conselho Consultivo, que atua como instância de apoio institucional, oferecendo subsídios técnicos e orientações estratégicas à Diretoria.

Essa governança é orientada pelo Estatuto Social e alicerçada em fundamentos sólidos que expressam o compromisso da Câmara com a integração binacional, a excelência na representação institucional e o desenvolvimento sustentável das relações entre Brasil e Argentina.

PROPÓSITO

Atuar de forma proativa na promoção da integração entre Brasil e Argentina, fomentando relações bilaterais sustentáveis e alinhadas às demandas contemporâneas.

VISÃO

Ser um agente institucional relevante e imparcial, facilitador da integração binacional nos âmbitos empresarial, educacional, cultural e socioambiental.

Ética

Conduzir as ações com integridade, responsabilidade e respeito às legislações de ambos os países.

Atuar de forma isenta, sem vínculos político-partidários, preservando os interesses da Câmara e de seus associados.

Estimular o diálogo construtivo entre os diversos setores da sociedade e entre as nações envolvidas.

Buscar continuamente a melhoria na gestão, nos serviços prestados e na representação institucional.

Promover laços sólidos entre Brasil e Argentina em todas as esferas relevantes: econômica, social, cultural e ambiental.

Por que iniciar ou ampliar o relacionamento bilateral

Brasil e Argentina tendem a ser os primeiros destinos das empresas e empreendedores que procuram opções para ampliar seus mercados de atuação. Tradicionalmente esta ampliação, além dos mercados domésticos, estavam relacionados com comércio exterior, mas hoje observados que dimensões como investimentos, integração a nível de serviços, mercados digitais criam oportunidades e desafios novos. Por sua vez, a consolidação das democracias e a evolução nos campos institucional, político e cultural, decorrente da existência do MERCOSUL, fazem imprescindível que todos aqueles que atuam no âmbito desse “país ampliado” disponham de uma casa para discutir os seus interesses comuns e evoluir no sentido de buscar soluções para seus eventuais problemas, bem como de ampliar e fomentar o relacionamento entre estes dois países.

Conheça os Benefícios
Oferecidos aos Associados

Quer receber mais informações sobre como se associar?

Nossa diretoria

Conselho Consultivo

Associados

Imprensa

A Câmara de Comércio Argentino-Brasileira de São Paulo, fundada em 20 de dezembro de 1943, caracteriza-se por ser uma Instituição independente que tem atuado no sentido de proporcionar esse ambiente de discussão e solução de problemas.

 

A Câmara acredita ter a missão de ser o elo comercial Brasil-Argentina, visando a identificação dos problemas existentes, a discussão e encaminhamento das soluções adequadas às instâncias diplomáticas, governamentais, políticas ou empresariais pertinentes, propiciando o desenvolvimento de negócios dentro dos princípios de ética e liberdade de comércio que seus fundadores estabeleceram e que sempre pautaram sua atuação.